terça-feira, 1 de outubro de 2013

Voa Princesa - Primeira Viagem de Avião

Laís aos seus (quase) 3 meses, vai fazer sua primeira viagem de avião e, antes que perguntem se é permitido e se é seguro, eu respondo: sim, é seguro que um bebê de 3 meses viaje de avião. E mais abaixo vou falar sobre isso, dando dicas para quem vai viajar com bebês, usando esse meio de transporte.

Aliás a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite viagens com recém-nascidos, mesmo que alguns pediatras aconselhem o terceiro mês para que se efetue esses traslados. Segundo pediatras antes desta idade o sistema imunológico do bebê ainda não está bem desenvolvido, o que o deixa mais suscetível a infecções.

Minha pequena princesa está indo a Salvador, visitar o tio materno e reencontrar a família materna, pela primeira vez junta depois do seu nascimento. Lá estão seu avô, o tio e a tia. Essa primeira viagem deve durar longos 10 dias e o trajeto (Natal-Salvador) deve ser feito em aproximadamente duas horas, ou seja, sai daqui às 04:00h e chega lá às 06:00h da manhã. Inclusive essa é uma das dicas para se viajar com os pequenos: escolher vôos noturnos, para que a criança adormeça com maior facilidade.

Vamos a algumas outras dicas para viajar com bebês: 
  • Evite viagens quando os pequenos estão resfriados, febris ou tenham tomado alguma vacina nas últimas 24 horas.
  • Mantenha os hábitos de alimentação e higiene dos pequenos, sem muitas alterações. Apesar de alguns aviões possuírem fraldário, tente realizar a troca logo antes do embarque, no banheiro do aeroporto.
  • Para que não haja enjôos, é bom evitar alimentos lácteos, comer frutas e alimentos sólidos.
  • Para evitar a dor de ouvido podem ser oferecidos líquidos enquanto a aeronave estiver sob pressurização para que os ouvidos não sejam tão tensionados. Coloque a criança no peito para mamar no momento da aterrissagem e decolagem.  
Lembre que a legislação da Anac considera crianças de até 12 anos como passageiras com necessidades especiais, ou seja, elas têm preferência no embarque e no check-in. Inclusive elas podem solicitar assentos diferenciados nas primeiras fileiras.

E se for um bebê, menor de dois anos, viajando no colo dos pais (sem ocupar assento) o valor da passagem não pode ultrapassar 10% da tarifa paga por adultos, e em algumas companhias aéreas há isenção total de tarifas. É uma boa.

Mesmo com todos esses cuidados os corações que ficam, morrem de saudade e esperam ansiosos o momento de rever essas carinhas sorridentes e rechonchudas. Ainda mais porque a princesa completa três meses em terras soteropolitanas.  Ontem fomos lá, nos despedir dela e comemorar , antecipadamente, seu terceiro mês de vida. Mas este é assunto para um novo post. Até a volta minha princesinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário