terça-feira, 24 de setembro de 2013

Baba Baby - Sialorréia

Engraçado como a princesa já está toda esperta:conversa demais. É o tempo todo matracando e sorrindo. Todo esse movimento de boca está fazendo nossa princesa ficar com a boquinha mais molhadinha. Até parece que ela ouviu muito o show das poderosas para estar “BABANDO”.  Brincadeiras a parte é super normal que a partir de agora ela comece a salivar mais. Vejamos agora porque isso acontece.
Até o segundo ou terceiro mês de vida, as glândulas salivares permanecem imaturas e por este motivo acabam ainda não expelindo a saliva. Quando alcançam essa maturidade, começam emitem uma grande quantidade de saliva, a chamada babinha.

Como os bebês ainda não possuem coordenação para engolir a quantidade de saliva produzida, que aumenta a partir dos 3 meses (e esse é exatamente o tempo de vida de  Laís: completa 3 meses no próximo dia 04). Assim a saliva fica retida na boca e acaba escorrendo todas as vezes que ele abre a boquinha. Essa mudança na produção tem o nome de "Sialorréia".
Laís, "Até você vai ficar BA-BAN-DO".

De acordo com o professor da pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa em São Paulo, Mauro Toporovski, a definição de Sialorréia "É uma salivação excessiva causada pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal do bebê". Por isso babar, seja pouco ou muito, é um fato normal para os bebês e, como não é doença, não necessita de medicações.

Entretanto é importante seguir algumas dicas em relação à baba do bebê como manter a zona do queixo muito seca utilizando toalhas de algodão (o que evita irritações). Use o “paninho de boca” que todo enxoval possui. Ele é feito exatamente com essa finalidade. A outra dica é esperar pacientemente que o seu filho cresça e aprenda engolir direitinho.

A notícia não muito boa para quem não é muito fã de saliva é que a situação só vai melhorar por volta dos 2 anos, quando a criança domina a arte de deglutir. Caso não diminua, converse com o pediatra para ter a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.

Também vale lembrar que, provavelmente daqui a 3 meses, a situação pode aumentar já que o nascimento dos dentes também estimulam a produção excessiva de saliva. Caso a sialorréia seja muito intensa pode ser causada por algum motivo como aftas, resfriados e o refluxo gastroesofágico. Nesses casos, deve-se cuidar da causa para acabar com a conseqüência.

Para descontrair, uma musiquinha que todo mundo usou, usa ou usará com seus "babies" numa situação como esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário