terça-feira, 30 de julho de 2013

Vaidade à toda prova.

   Quando a gente sabe que vai vir uma menina por aí, todos os pensamentos de vaidade nos povoam a cabeça. São tantas as opções: vestidinhos, tiaras, xuxinhas, chapeuzinhos, lacinhos, brinquinhos... Ops, mas o brinco precisa de um furo para entrar na orelhinha e, esse furo, não vem pronto. 

   Laís, prestes a completar seu primeiro mês de vida (faltam 5 dias para isso), furou hoje pela manhã suas orelhinhas, e já está usando um dos pares de brincos que ganhou. 


   Antigamente as meninas já saiam dos hospitais e maternidades todas de orelha furada. Hoje em dia as maternidades proíbem que esse serviço seja feito por lá, ainda antes da alta. E então, quais seriam os cuidados necessários para furar a orelhinha da bebê? Movido por isso, fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto, o que pode ajudar várias pessoas.

domingo, 28 de julho de 2013

O que você está vendo?

   Engraçado demais a gente ver esses bebezinhos desenvolvendo. Laís passa tão pouco tempo de olhinho aberto mas, quando está acordada, olha fixamente pra nossos rostos (isso quando estamos pertinho dela). Aí ficamos na dúvida: o que será que ela está pensando?; será que ela está nos vendo mesmo?; será que já dá pra reconhecer?

   Movido por essas dúvidas, dei uma pesquisada e aprendi que o bebê vê aproximadamente até os 40 cm de distância do seu rostinho e de forma desfocada. As cores vão sendo distinguidas ao longo do tempo, quando suas retinas vão amadurecendo. E que a estimulação é importante para o aperfeiçoamento da visão do bebê através de móbiles coloridos e com formatos arredondados, assim como com contrastes fortes como, por exemplo, listras e quadriculados em preto e branco. Eles são bem percebidos pelo bebê.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Julho: Princesa e Príncipe.

   Eu nasci no mês de junho, 31 anos atrás, e poucos dias depois a princesa Diana deu à luz o pequeno William. Eis que hoje, 22 de julho, nasce o filho do Príncipe William.Coincidência ou não, Laís nasceu no mesmo mês do pequeno Príncipe de Cambridge...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Primeira semana de vida.


   Esta primeira semana de vida de nossa Laís foi bem movimentada: fez todos os testes possíveis (do olhinho, do pezinho, da orelhinha), tomou vacinas, foi à pediatra... Graças a Deus está tudo normal com nossa princesinha que, diga-se de passagem, está a cada dia mais linda e mais princesa. 

   Ela nasceu com 3,360kg mas, como é normal a todos os recém-nascidos, perdeu peso (água) e desinchou um pouco. De acordo com a pediatra nossa bebê está pesando 2,950kg. Esta fase é o momento de engordar, já que só faz mamar e dormir (e COMO DORME!).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cólicas pra que te quero...


   A baby anda tendo cólicas.Super normal entre os bebês. Um texto que achei na internet fala das famosas cólicas do recém-nascido.

   Elas iniciam-se entre a 2ª e 3ª semana de vida. São fruto da imaturidade do intestino e costumam desaparecer até o 3º ou 4º mês de vida. Procure transmitir ao bebê calma e tranqüilidade, evite chacoalhá-lo, ele não é liquidificador. No momento da dor, as técnicas da “vovó” auxiliam muito. 

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dormindo com os anjinhos.


Como não podia deixar de ser, Laís só come e dorme (dormindo é a coisa mais fofa do mundo e acordada não dá nem pra descrever a fofurice). Achei na net um texto legal sobre o sono do bebê e como cuidar para evitar problemas. Posto abaixo.

Os pais desejam que suas crianças vão para cama sem resistência e durmam durante toda a noite e também desejam ansiosamente dormir 7 ou 8 horas ininterruptas de sono. Recém-nascidos, entretanto têm um limite algumas horas que toleram sem se alimentar, usualmente são 4 ou 5. Perto de 2 meses de idade, cerca de 50% dos bebês que tomam mamadeira dormem durante toda noite. Por volta dos 4 meses, a maioria destas crianças adquiriram esta capacidade. A maioria dos bebês que mamam no peito podem dormir a noite toda perto dos 5 meses de idade.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Nova cidadã brasileira.


   Hoje Laís foi registrada e fez seu CPF. Hoje ela também foi vacinada, tomou duas vacinas: A BCG e  a vacina contra Hepatite B. O nome da nova cidadã brasileira é Laís Lima de Albuquerque. Hoje também nossa bebê começou a mamar direitinho. A mãe, que não tinha muito leite e estava preocupada por isso, está mais aliviada já que queria muito começar a amamentar a filha, de forma suficiente. Laís também fez o teste do pezinho hoje.

   Abaixo posto fotos de nós (tios paternos) para analisar possíveis semelhanças, já que muitos familiares acham a bebê parecida com nossa família.

sábado, 6 de julho de 2013

Segundo dia de Laís.

 
   Nossa bebêzinha, no seu segundo dia de vida, está muito bem. Continua quietinha e só chora para mamar. E essa é uma questão a se acertar: ela tem que aprender a mamar. Por isso mama pouquinho e a alimentação tem que ser complementada. A cada dia está menos inchadinha, ficando com carinha de BEBÊ.
 
   As visitas são esperadas para casa, por este motivo o quarto da maternidade não foi decorado com as lembrancinhas. Entretanto, Laís já recebeu algumas visitinhas e, por isso, foi necessário levar alguma coisa para lá.

   A estadia na maternidade durou pouco: eles vão hoje para casa. Por isso muitas mãos vão pegar na nossa neném. Abaixo posto fotos de Laís no segundo dia, terceiro dia e das lembrancinhas (ecobags, de tecido colorido e as latinhas com chocolates).

sexta-feira, 5 de julho de 2013

E com vocês, Laís!


   Por volta das 17:30 da tarde deste 04 de julho, chegou ao mundo a tão esperada Laís, protagonista deste blog. Eu fui a primeira pessoa da família que a viu chegar ao mundo (tirando os pais que a viram nascer na sala de cirurgia). Estava sentado à frente do berçário quando veio uma enfermeira com aquele pedacinho de gente. Quando perguntei quem era, me respondeu que se tratava de Laís, comecei a tirar fotos do meu celular.


E no vídeo abaixo (mal gravado por causa da emoção e do meu celular) ela até sorri depois que a enfermeira a coloca no bercinho. :) Como diz minha amiga Anna Jasiello: Um Show de Fofura!!!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Homenagem do Tio: PARA LAÍS.


   Na iminência da chegada de Laís, é a hora de lançar no blog esse vídeo com uma pequena e singela homenagem. O texto, escrito por mim, tem como objetivo simplesmente transmitir toda a emoção que s sentimos neste momento em que nossa pequenininha está chegando.

Canceriana como os pais.

   Laís nasce no mês de julho, igual a seus pais, e também é canceriana. Posto abaixo um texto achado na internet sobre as características das pessoas nascidas sob a regência deste signo:


Aceleraê, o coração, hoje é dia de LAÍS.

   Gente, até que enfim Laís vai nascer hoje. Acordei com o telefone tocando e era o pai dela informando que logo mais às 15h, sua esposa (mãe de Laís) vai se internar na Promater para trazer nossa bebezinha para esse mundão. A decisão foi tomada pela médica, levando em consideração a oscilação da pressão arterial da mãe.
   
   Infelizmente eu não vou poder comparecer por estar muito gripado e, para manter a saúde da neném e da mãe, vou manter distância até que fique totalmente recuperado. Só nos resta esperar para ver a carinha dela, ouvir o chorinho e curtir nossa princesinha.
  Posto abaixo a capa da Tribuna do Norte, maior jornal do estado em circulação, neste 04 de julho de 2013. Com isso ilustro as principais notícias e a situação histórica e política do Brasil, Rio Grande do Norte e Natal, no dia de nascimento da minha primeira sobrinha.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Alguém já está querendo sair.



   Fiquei devendo, desde o início, um vídeo de Laís mexendo na barriga da mãe... E chegou a vez! Acho que nossa princesinha está louca pra sair logo desse lugar que ficou pequenininho pra ela, e ganhar logo esse mundão aqui fora cheio de tanta coisa pra ver, fazer, sentir, descobrir... 

   O vídeo foi feito ontem pelo próprio pais e era maior, mas eu editei e deixei só uns poucos segundinhos. É só pra ilustrar mesmo, mas essa é a NOSSA LAÍS. :)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Chegamos na "Reta Final".

 
   Laís está pra nascer, já está tudo pronto, inclusive ela está colaborando: já está na posição certinha, o umbigo já está prontinho... A mãe fez um exame essa semana (em que completa 39 semanas) e nossa bebê está com 3.300 kg. Como sabemos que nas últimas semanas o bebê se limita somente a ganhar peso, na faixa de 100 gramas a cada três dias,  podemos supor que em duas semanas (14 dias) ela engordará uns 400 gramas e deve nascer com aproximadamente 3.700 kg. Bem grandinha!

   Na verdade, Laís pode nascer há qualquer momento já que a partir das 37 semanas o bebê não é mais considerado pré-maturo e tem plenas condições de viver fora da barriga da mãe. Mas nossa princesa deve vir ao mundo por parto normal, o que quer dizer que vamos esperar a vontade dela mesmo. Está me saindo uma bela preguiçosa.