quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sorriso Apaixonante - O Início do Sorriso Social.

Que o bebê sorri desde o nascimento, é notório. No nosso caso, Laís sorriu desde os primeiros momentos de nascida, ainda no berçário da maternidade. Mas será que os bebês estão realmente sorrindo por acharem algo engraçado ou por estarem se sentindo bem? Para entender isso é preciso saber que existem dois tipos de sorrisos, quando falamos em bebês: os sorrisos reflexivos e os sorrisos sociais. Parece loucura, mas os bebês estão me saindo uma fonte inesgotável de conhecimento e esse é mais um motivo para postagem no blog. Vamos a eles.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Primeira Festa - Qual a idade adequada?

E Laís debutou na família. Ontem aconteceu sua primeira festinha em família: os 99 anos da sua bisavó (minha avó) Carminha. Mesmo tendo apenas um mês e meio, não tinha como ela NÃO COMPARECER a essa festinha, já que é uma data (e uma comemoração) importante. E não podia ser diferente: ela foi uma das atrações da festa, sendo a bisneta mais nova da família. Todos pediam para ver, acarinhavam e admiravam nossa princesinha, tanto por ser a bebê mais novinha, quanto por ser linda e estar toda fashion

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Visitando o Pediatra pela Segunda Vez - Exames.

   Com pouco mais de um mês de vida, nossa princesa visitou pela segunda vez o pedriatra. A consulta aconteceu hoje e mostrou que está tudo indo muito bem com nossa bebê. O (grande) histórico de peso e de tamanho de Laís mostra que ela nasceu com 3,350kg, logo nos primeiros dias ela desinchou e chegou a pesar 2,950kg. Pois bem, depois de um mês de nascida, Laís está pesando 3,950kg. Esse peso é normal para a idade.

Geralmente o peso médio  de um bebê quando nasce é em torno de 3 Kg. Nos primeiros dias de vida  pode perder até 10% deste peso, o que se recupera até o 10º dia de vida. Existe um cálculo base para acompanhar o ganho de peso dos bebês.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Marquinha de Laís: sinais de nascença (Angiomas).


Engraçado como alguns bebês nascem com algumas manchinhas avermelhadas, sinais de nascença. Pouca gente sabe que essas manchinhas são denominadas hemangiomas ou angiomas. Estudos mostram que a incidência do hemangioma infantil é de 2,5% a 5% em recém-nascidos e é mais comum em bebês do sexo feminino. Elas podem aparecer ainda nas das primeiras semanas de vida e abrange algo em torno de metade dos bebês.

Eis que nossa Laís, desde que nasceu tem essas benditas manchinhas: uma bem clara na pálpebra direita e uma um pouco mais escura na parte de traz da cabecinha. Pesquisando sobre isso, vi que popularmente essas manchas podem ser chamadas de vários outros nomes, dependendo da localização no corpo do bebê.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Rostinho de Laís (Acne NeoNatal).

   É muito bom ter um bebê por perto: tantas coisas mudam, aprendemos um monte de novidades, os interesses são outros, tantos conhecimentos são agregados. E a nossa moça é uma fonte inesgotável de novidades. Com um mês de nascida já está grandona mesmo, uma mocinha. Tanto, que já está com acne... E lá vou procurar informações sobre a acne em bebê.
   Então descubro que esse tipo de probleminha chama-se Acne Neonatal e é mais comum do que se pensa: acontece em mais ou menos 30% dos recém-nascidos. Trata-se de pequenas espinhas avermelhadas ou surgimento de alguns cravinhos (pretos ou brancos), geralmente sem maiores complicações ou problemas e desaparecem espontaneamente.

domingo, 4 de agosto de 2013

1º Mês - Meu mesversário


   É, parece que foi ontem que nós estávamos na maternidade esperando para ver o rostinho dessa coisinha, que está cada vez mais linda, safada e gostosa. Mas na verdade já faz UM MÊS. Como agora é moda, decidimos fazer o MESVERSÁRIO de Laís, nada muito elaborado: coisa simples mesmo, só para tirar umas fotos e comemorar mais essa alegria na vida de todos nós. Essa é uma ótima desculpa para vê-la mais uma vez e estar pertinho dela.
   
   Bom , e o que danado é MESVERSÁRIO (ou Meversário)? Nada mais é que a comemoração mensal de uma data especial, é o aniversário mensal. Os mesversários não precisam ser FESTAS INESQUECÍVEIS e, geralmente, são feitos apenas para parentes mais próximos ou restrito a alguns poucos amigos. Um bolinho, uma decoração simples mesmo, mas que tenha a cara do bebê ou da família, já é o suficiente. LEMBRE-SE:  todos os meses é uma festinha diferente e, além disso, a festa de UM ANO vem aí, então não vá gastar muitos nessas comemorações mensais.